capa do post

Como criar sua identidade na fotografia

Blog | 6 | 22/03/2022


Uma das melhores sensações que um fotógrafo pode sentir é quando alguém reconhece seu trabalho mesmo sem saber que foi feito por ele. E sabe por quê? Porque isso significa que a sua identidade na fotografia já está construída, o que é algo que traz cada vez mais autoridade e admiração para o seu trabalho.

Fotógrafos já bem estabelecidos costumam ser facilmente identificados a partir de suas fotos, justamente por terem uma identidade já constituída. Por exemplo, as pessoas costumam identificar minhas fotos por normalmente serem ensaios externos femininos em meio a florzinhas e com tons amarelos/alaranjados. Essa foi a identidade que construí durante anos, e não foi proposital ou articulada, apenas aconteceu a partir das minhas preferências, da minha edição e os locais que prefiro fotografar.

Como criar sua identidade na fotografia - 2

Além disso, a identidade é muito importante para que a cliente saiba o que ela está contratando. Quando você tem um certo padrão em suas fotos, é muito mais difícil que o(a) cliente vá reclamar sobre como as fotos ficaram, já que apenas olhando seu portfólio será possível entender como é o seu trabalho. É claro que é necessário equilibrar o que você gosta com o que o cliente gosta, por isso é tão importante a conversa para alinhar as expectativas e compreender melhor sobre o estilo do seu cliente e qual o objetivo do ensaio.

Como criar sua identidade na fotografia - 4

Acho que o mais importante para construir sua identidade é: Não se limite ou se regule para seguir um padrão sempre porque você quer que sua identidade seja do jeito x. Se permita experimentar e aos poucos construir suas preferências e seu jeito de edição/fotografia/edição. Principalmente se você estiver no início da sua carreira de fotógrafo, esse é o melhor momento para se arriscar e fazer diferente do que está acostumado ou do que os outros da sua cidade costumam fazer. Eu acabei ficando conhecida na minha cidade justamente por fotografar em lugares inusitados, que ninguém nunca nem havia pensado em fotografar. E isso acabou se tornando parte da minha identidade na fotografia, mesmo sem ter sido algo planejado.

Como criar sua identidade na fotografia - 6

Muitos fotógrafos têm o costume de usar presets de outros profissionais em suas fotos, por conta da facilidade no fluxo de trabalho. Mas, por mais que otimize tempo e seja uma ótima alternativa - principalmente para quem precisa entregar um volume grande de fotos -, não é interessante se limitar a só usar presets feitos por outros fotógrafos, pois você não vai estar criando uma identidade própria. Portanto, é importante editar fotos do zero e, com isso, criar seus próprios presets, para que suas fotos tenham mais a sua cara.

O  mais importante é ter em mente que a sua identidade é na verdade o seu gosto, as suas preferências, que serão reproduzidas nas fotos, e com o tempo e a experiência essa identidade vai ficando cada vez mais forte e bem construída. 

 

No meu curso Online de Ensaios Externos eu conto minha história na fotografia e também minha estratégia de negócios, onde você vai poder entender melhor ainda como eu criei a minha identidade e como você também pode criar a sua. 

Gostou das dicas? Deixa aí nos comentários como você construiu sua identidade!

 

Beijos e até a próxima :D

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail

Instagram

imagem de perfil do instagram

Tai Artmann | Fotografia

@taifotografias

367842seguidores