capa do post

Como ser mais confiante na fotografia

Blog | 16 | 01/03/2022

Com frequência recebo perguntas sobre como passar segurança e confiança para a cliente e como lidar com imprevistos nos ensaios externos. Essas questões são muito comuns e costumam ser frequentes, principalmente com iniciantes.


Inclusive eu passei por questões parecidas, como insegurança e vergonha na hora de dirigir as clientes, mas sempre pensava que todo mundo começa em algum momento, que a segurança vem com a prática e não tem nenhum problema nisso!


Pra te ajudar a lidar com a vergonha, vou compartilhar um pensamento que me ajuda a superar isso: lembre-se do quão linda e transformadora é a profissão de fotógrafo(a), a fotografia muda vidas, melhora a autoestima das pessoas e revolucionou o mundo digital. Não há motivo nenhum para ter vergonha. Pelo contrário, sinta orgulho por estar numa profissão tão linda e use isso a seu favor!


Sobre adquirir plena segurança, posso dizer que só o tempo vai te fazer sentir melhor e mais bem preparado(a) para fazer ensaios, mas algumas dicas podem te ajudar a se preparar melhor e, logo, se sentir mais confiante para os ensaios:


  • Seja simpático(a) com o(a) seu(sua) cliente, faça piadas, sorria e deixe a pessoa à vontade. É possível ver quando o(a) cliente não está confortável pelas fotos só pela postura e linguagem corporal, portanto pense no ensaio como não só um momento de trabalho, mas um momento de descontrair e conhecer a pessoa que está fotografando.

  • Olhe com carinho para sua trajetória, mesmo que você seja iniciante e tenha uma carreira de poucos meses, sempre procure olhar para as suas primeiras fotos e comparar com seu trabalho atual, buscando enxergar sua evolução e valorizar seu esforço como profissional.

  • Tenha uma pastinha de referências no seu celular, mesmo que você tenha decorado as poses que quer direcionar no ensaio, eu acredito que é muito importante ter essas referências salvas para levar nos ensaios, pois pode acontecer de dar aquele famoso “branco” na hora das fotos e isso tirar um pouco da sua confiança e atrapalhando o andamento do ensaio.


  • Esteja sempre atualizado! É muito importante estar sempre pesquisando o que está em alta na sua área e estudar diariamente sobre a fotografia, seja fazendo pesquisas ou na prática mesmo! Eu acredito que todo dia é dia de aprender algo novo, e toda situação pode nos trazer uma aprendizagem de valor, seja sobre o que fazer ou o que não fazer. 


  • Matricule-se no  Curso Online de Ensaios Externos. Lá você pode assistir diversos ensaios que fiz e se inspirar para dirigir um ensaio de forma mais confiante!




Agora é sua vez de contribuir com as dicas!

Deixa aqui nos comentários o que você faz para passar confiança para seus(suas) clientes e como lida com imprevistos em ensaios! 


Beijos e até a próxima



Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail

Instagram

imagem de perfil do instagram

Tai Artmann | Fotografia

@taifotografias

367842seguidores